
Robert Amaral Sharp, conhecido como Bob Sharp escreveu uma coluna e sobre viatura policial, muito bom, vale muito a pena ler:
Carro de polícia no Brasil é mesmo caso de polícia (?). Por incrível que pareça, um

Quem não s


Curioso mesmo foi a Volkswagen oferecer há alguns anos a Kombi Cela para o transporte de presos, e em pouco tempo ter de abandonar a oferta: bastava meia-dúzia de "passageiros" se deslocar juntos e com ímpeto para um dos lados e o veículo tombar. A (soberba) engenharia aplicada à Kombi, a da carga útil praticamente igual ao peso em ordem de marcha, fez gol contra nesse caso.

O mais intrigante é que é muito fácil fazer um carro policial que honre o nome. Anos atrás, quando trabalhava na Volkswagen cuidando de competições, meu chefe Ronaldo Berg chamou-me à sua sala para me apresentar um detetive dedicado ao combate de roubo a bancos que utilizava uma Parati 1,6 para o serviço. O policial seria alvo de atenção da fábrica, a título de cortesia, para uma revisão do veículo. A Parati encontrava-se em estado deplorável. Perguntei ao chefe se ele me autorizava a ir um pouco além da simples revisão e ele concordou. Estávamos em 1988.
Aquela Parati havia se tornado um veículo extremamente rápido e ágil, apto para trafegar em qualquer tipo de piso. Nas perseguições, o policial que a dirigia contava-nos que nunca havia deixado de alcançar e interceptar alguém.
Um dos melhores carros de polícia do Brasil (e certamente entre os melhores do mundo) teria sido o Omega 4,1 -- caso a GM o modificasse de maneira adequada e os governos estaduais entendessem que seria uma boa aplicação do dinheiro dos contribuintes. Tração traseira com suspensão independente, motor com potência elevada em qualquer regime (e que poderia ser produzido em versão a álcool sem dificuldades) e notável comportamento dinâmico, sem falar no espaço interno, fariam dele um conjunto imbatível. Poucos sabem, mas a polícia rodoviária alemã tem Porsches para o trabalho nas auto-estradas.

Na Europa vêem-se Jaguar, Alfa Romeo e outros carros de alto desempenho nas mãos dos policiais. Muitos ainda se lembram, nos filmes italianos da década de 60, dos Alfa Romeo Giulias pintados com o nome Polizia nas portas, um dos carros de desempenho brilhante da época.
No vizinho Uruguai viam-se Caravans brasileiras na polícia rodoviária, só que com motor de seis cilindros; aqui, os Opalas que imperaram durante alguns anos eram quatro-cilindros. O oposto do que se verificava no Rio de Janeiro no começo dos anos 50, quando o patrulhamento ostensivo era feito com Fords 1949, de bom desempenho para aqueles dias.
Hoje, parece não haver mesmo mudanças à vista nesse cenário. O que as polícias parecem querer hoje -- e as fábricas atendem -- resume-se em luz giratória de teto, sirene, partição entre os bancos dianteiros e traseiros e, pronto; motor, 1,6-litro, se tanto. Até quatro portas são dispensadas em alguns casos, como em Corsas adquiridos anos atrás. Chegou-se ao extremo de colocar o utilitário-esporte Blazer no serviço policial, na esteira da C-1416 e da Veraneio, veículo que não se presta para perseguições.
Carro de polícia deve impor respeito, intimidar, ser temido até -- mas não ao preço de um comportamento dinâmico sofrível.

Recentemente a Secretaria de Segurança de São Paulo adquiriu Land Rover Defenders, novamente em total divórcio da razão. A justificativa é o serviço de policiamento na periferia, de piso precário -- será que nenhuma autoridade policial nunca viu um filme de rali? Aposto que não.
Agora que se fala tanto em combater para valer o c

fonte: Best Cars web site
Nenhum comentário:
Postar um comentário